Futebol Amador
Copa Prefeitura Bahamas: jogo da rodada do Boletim 5 revive final da Zona Rural e conta muita história
O jogo da rodada pelo Boletim 5 da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador é especial. O confronto entre Chapéu D´Uvas e Pirapetinga pela Zona Rural está marcado para este domingo, dia 18, às 13h, no campo do Esporte Clube Benfica, e irá reeditar a final de 2019 da categoria, além de levar a campo muita história por parte das duas equipes.
Escolhido para ser o jogo em que um destaque de cada equipe recebe kit especial do Supermercado Bahamas após a partida, que tem cobertura on line na página do Instagram “copapjfbahamas”, o encontro anuncia fortes emoções.
CHAPÉU D´UVAS: HISTÓRIA DESDE 1914
De acordo com Raphael Coelho, presidente do Aymoré, time que sempre representou Chapéu D´Uvas na maior competição do gênero no Brasil, o clube foi fundado em 1914. O escudo é que sofreu algumas alterações ao longo deste tempo.
“O Aymoré sempre representou somente Chapéu D’uvas”, conta o dirigente. “É o time daqui. Compraram terreno inclusive onde é a sede do clube, foi comprado por moradores mesmo, pessoal da antiga. Meu avô foi um dos maiores presidentes”.
Raphael revela que o Aymoré foi fundado em 14 de julho de 1914 em Chapéu D’uvas e em 15 de março de 1954 teve seu estatuto registrado em cartório. O patrimônio é de 8.460m², com sede própria e praça de esporte. “Esta área do patrimônio foi uma doação feita por um ferroviário morador de Chapéu D’uvas, Senhor João Augusto da Silva e sua esposa Dozalina Ana da Silva em abril de 1972”.
Outras informações que o dirigente nos passou: o presidente do Aymoré que mais anos esteve à frente da administração do clube foi José Vitorino Coelho e o Aymoré disputou partidas de futebol no Rio de Janeiro, Betim, Barbacena, Santos Dumont e participou de vários campeonatos de várzea.
Hoje o corpo administrativo do clube é o seguinte: Presidente: Raphael. Vice-presidente: Anselmo. Diretor esporte: Leandro. Secretário: Amilcar
De acordo com relatos de filhos de dirigentes e jogadores do passado, “o Aymoré já representou, inclusive, nossa comunidade junto do estado de Minas, estado do Rio de Janeiro, várias vezes. Foi campeão de vários campeonatos na região”.
“O campo foi ganho na justiça na época e com representatividade do clube, foi interessante porque é um dos clubes que até hoje sobrevive, apesar das dificuldades está indo no dia a dia e a continuidade está sempre dada com sacrifício, muitas mudanças mas que mesmo assim, estão dando continuidade. Há muitos anos atrás, teve uma sede própria perto da estação e ali aconteciam os eventos, era o vestiário, pessoal trocava de roupa e à noite tinha as festas, os bailes.
PIRAPETINGA: O SIGNIFICADO DAS CORES
Pelos lados do Pirapetinga, é o Contena quem representa a equipe. O preto representa o café, o amarelo, os minérios de Minas como o ouro e o branco simboliza o desejo de paz nos jogos sempre.
São quatro dirigentes que comandam a equipe. Geferson Lucas da Silva, Rodrigo Domingos, Cleleson Silva e Euclides dos Reis.
“O Contena Futebol Clube já existia na década 60, 70 com tios, pais, avós, amigos”, explica Geferson. “Depois o time parou e retornou em 2005, e estamos com ele até hoje. Levamos o time a um patamar mais elevado por conta de um título de Copa Bahamas (em 2019, na final diante do próprio Chapéu D´Uvas), disputou uma Supercopa (dos Campeões, no início desta Copa em 2022), a rede social também ajuda bastante – o time tem sua própria página no instagram”.
A ideia, quando da criação da equipe, foi promover “uma confraternização entre amigos e parentes onde eles se juntavam em um final de semana para jogar um futebol e depois uma cerveja, um churrasco e isso se manteve com frequência até que juntou uma boa quantidade de jogadores e passamos para o futebol de campo”, recordas o dirigente.
A RODADA
O Boletim 5 da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador tem 19 partidas programadas para o sábado, todas elas pelas categorias de base (Mirim, Infantil, Dente de Leite e Juvenil), nos campos do Cerâmica, Linhares e Teixeiras (Polivalente).
Já no domingo serão 18 jogos no total. Além dos três duelos pela Zona Rural, em Benfica, as categorias da Zona Urbana Juvenil, Adulta, Adulta Feminina, Master, Super Master, Sênior, Super Sênior e Veterana têm compromissos domingo, nos campos dos bairros Milho Branco, Progresso e São Benedito.
Texto: Misto Quente Comunicação
Fotos: Arquivos das equipes
Coordenação: Marketing Bahamas