Futebol Amador

Benfica x São Bernardo: futebol feminino entra em cena no jogo da rodada

O encontro entre as equipes de futebol feminino do Esporte Clube Benfica e da Associação Esportiva Cultural São Bernardo anuncia fortes emoções, qualidade e tradição. A partida, programada para domingo, dia 09, foi  escolhida como o jogo da rodada do Boletim 7 da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador e está marcada para o campo do bairro Milho Branco, com início às 10h20 e cobertura on line na página da Instagram copapjfbahamas.

No jogo da rodada, um destaque de cada equipe recebe kit especial do Bahamas logo após a bola parar de rolar. A competição, considerada uma das maiores do gênero no País do futebol, é organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e viabilizada pela parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora e o Grupo Bahamas.

Depois do primeiro final de semana de folga – em função das eleições – a competição será retomada com agenda cheia nos dois dias do final de semana: o sábado, reservado para as categorias de base, 14 jogos, e o domingo com participação de equipes de diversas faixas de idade além do futebol feminino, na Zona Urbana e Zona Rural, totalizando 23 partidas

Esporte Clube Benfica: uma referência no futebol feminino

“O clube estava totalmente parado com as equipes de competições e desde quando retornaram as competições da nossa cidade a gente retornou para competir”, conta Wesley Martins, conhecido como The Black, treinador e dirigente da tradicional equipe de futebol feminino do Esporte Clube Benfica, que tem as cores azul e branco.

O Clube já chegou a participar de competições nacionais como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, nos anos 2000. O time reunia muitos talentos e alguns seguiram trajetória importante no cenário nacional.

É o caso de Maurine, que defendeu o Benfica nesta época e depois vestiu a camisa de grandes clubes do futebol nacional como Santos e Flamengo e disputou diversas competições como Mundiais, Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos pela seleção brasileira. Pela seleção, entre as principais conquistas e marcas,  foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e marcou um gol  na final que valeu ouro em 2015 diante da Colômbia. Maurine encerrou a carreira aos em 2021, aos 35 anos. com, currículo vitorioso de medalha de ouro no Jogos Pan-Americanos de 2015, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2008, uma Copa América, tricampeã da Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista Feminino e campeã da Liga Americana Feminina, além de ser campeã carioca.

O Esporte Clube Benfica foi fundado em 01º de maio de 1937. “A grande maioria das atletas é de Benfica e Zona Norte de Juiz de Fora”, revela o treinador e dirigente.

Para ele, a retomada, este ano, da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador é “a oportunidade de competir e estar buscando melhorar cada vez mais nossas equipes”.

Na parte social, o Clube tem associados que utilizam piscina, churrasqueira, campo e ginásio. “Contamos com algumas festas e eventos esportivos”, informa Wesley.

  Veja fotos enviadas pelo Benfica (clique sobre a imagem que deseja ampliar)

São Bernardo: tradição no futsal e força também no campo com as meninas

Conversamos com Renato Nader, o Renatinho, para saber um pouco mais da história e da trajetória da Associação Esportiva Cultural São Bernardo.

Acompanhe os trechos principais da entrevista:

“Nossa equipe foi fundada em 7 de setembro de 1998. Um feriado, em uma casa, fazendo um churrasco, eu era primeiro ano do juvenil e jogava no  Olympico Atlético Club, que era o clube top no futsal. No primeiro ano de juvenil comecei a trabalhar e não conseguia treinar com os meninos, meu treinador era o Marcelo Toledo na época. Resolvi montar junto com os meninos que teriam que parar de jogar porque não poderiam treinar mais, a gente tinha até ganhado a Bahamas, disputado o Brasileiro em Foz do Iguaçu e tudo, junto com esses meninos resolvemos montar o São Bernardo. No ano em que montamos o São Bernardo, fomos campeão da Bahamas juvenil”.

“Fomos para o adulto, começamos a colocar alguns meninos. As cores – preto, branco e dourado – e o distintivo foram definidos em 2001. Fomos campeões da Bahamas, empolgamos, ganhamos os regionais, entramos também na Copa Panorama, chegamos na final, nosso time foi ficando conhecido”

“Eu não me mexia com categoria de base, só que os meninos da minha rua iam todos ver a gente, ver o São Bernardo jogar e a gente enchia a quadra toda vez. Então, resolvi fazer treinos com eles, alugar uma quadra e fazer treino com eles. Nisso, eu decidi fazer educação física, formei e exerço até hoje, aí montamos uma escolinha e tal.

*(aqui, Renatinho cita a importância dos então adolescentes – depois seguiram carreiras internacionais – Ramon Pavão e Léo Santana no crescimento do futsal masculino do São Bernardo: “o Ramon praticamente virou junto comigo um fundador do São Bernardo e até hoje ele está presente aqui, em tudo”.

Os times femininos

“O feminino surgiu em 2012 porque na época a minha namorada, atual esposa, treinava na escolinha , resolvi montar um feminino. E nisso  surge o São Bernardo categoria feminina adulta e desde 2012 a nossa equipe está ai. Com isso, eu tenho um amigo meu, o Calixto, de Três Rios, nos  apresentou três meninas da cidade e essas três meninas seguem conosco até hoje em 2022. Nunca “furaram” nenhum jogo, elas gostam muito da gente e fazem parte da família São Bernardo. Foram chegando  meninas mais novas, colocamos categoria de base também e hoje graças a Deus a equipe feminina do São Bernardo está bem consolidada”.

“No futebol de campo o São Bernardo só entra na Bahamas na categoria feminina, não disputamos masculina – só no futsal. Como as meninas gostam muito de jogar no campo e estão bem, treinam conosco há muitos anos, a gente tem sempre chegado. Jogamos até hoje duas competições desde que voltou a pandemia. Fomos campeões de uma e vice da outra e agora se deus quiser vamos chegar mais uma vez na final.

Entre os destaques, o desportista cita Stefanie, maior artilheira a história do São Bernardo feminina, atual artilheira da Copa Prefeitura Bahamas (2022), foi artilheira no futsal e é a maior artilheira da história do São Bernardo adulta. Ela é de três Rios e joga com a gente há 8 anos.

(nota da redação: a equipe sub-17 do São Bernardo conquistou, este ano, o título da Copa Prefeitura Bahamas de Futsal).

  Veja fotos enviadas pelo São Bernardo (clique sobre a imagem que deseja ampliar)